UM CAMINHO SEM VOLTA



-- UM CAMINHO SEM VOLTA --

Difícil entender atualmente qual caminho deve ser trilhado para o sucesso das empresas.

Nota se claramente uma perda de foco resultando em situações que acabam muitas vezes criando perdas financeiras e de imagem colocando em risco a própria existência das empresas no mercado.

A MGE tem trabalhado de maneira veemente para entender as melhores práticas a serem desenvolvidas para restruturações de empresas.

Vejo claramente que, em geral, não existe uma projeção de resultados esperados e prazos determinados.

Se torna necessário que a empresa antes do fechamento anual do ano corrente elabore previsão orçamentária do ano seguinte colocando de forma simples e objetiva quais os resultados que serão obtidos.

Não existe caminhos que não sejam estes:

- Aumento de faturamento

- Corte substancial de custo

Quando se fala de aumento de faturamento se esbarra em uma economia quase estagnada, mas que precisa de análises profundas buscando sinergias e brechas para aumentar faturamento. Um campo que ajuda muito é a busca de Inovação, onde mudanças de processos tem sido a mais prática de alterar e ter aumento de vendas como consequência.

A Inovação permite não só aumento de receitas bem como reduzir custos cujo motivo principal de sua introdução é fazer melhor, mais rápido e com maior valor agregado.

O segundo ponto colocado é a meta constante de redução de custos. Temos exemplos significativos onde a eliminação de desperdícios conforme as ferramentas do Lean Manufacturing podem proporcionar ganhos de agregação de valores impressionantes recolocando as empresas no rumo dos resultados positivos.

Portanto é de suma importância que temos que elaborar o Budget e monitorar de forma exemplar dia a dia para o alcance dos resultados projetados.

Finalizando quero posicionar que todas estas colocações vêm de encontro com a elaboração de Planejamento Estratégico que com sua metodologia permite um aprofundamento de análises que levam ao melhor caminho de recuperação e projeção dos resultados que permitirão serem monitorados e corrigidos a tempo para alcançarem os resultados projetados.

A MGE vem trabalhando nesse sentido e conseguindo alinhar as estratégias necessárias para o alcance dos resultados esperados.

Paulo Marchina – 26/06/19



---

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - CEO'S CLUB


Paulo Marchina, CEO da MGE, profissional com sólida carreira em Multinacionais na área Industrial, discorre sobre o mundo do Planejamento Estratégico, a convite do CEO's Club.